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COVID-19 e seu ‘impacto nas tendências do comércio eletrônico

A crise causada pelo surto de coronavírus tornou muito difícil para as empresas em todo o mundo. As pessoas são instruídas a se isolar em casa, e muitas empresas enfrentam fechamentos temporários ou permanentes, com a equipe incerta sobre sua situação financeira. No entanto, esta crise acelerou o desenvolvimento de serviços online. A demanda por eles aumentou rapidamente nas últimas semanas.

O comportamento do consumidor foi forçado a mudar imediatamente e, teoricamente, as lojas on-line devem se beneficiar dessa mudança, porque estão prontas para atender à crescente necessidade de bens e serviços.

 

Desafios do comércio eletrônico

No entanto, existem alguns desafios para os negócios online. Não é fácil para muitos clientes adotar novas tecnologias. Pode haver problemas com a cadeia de suprimentos e a entrega, mas as empresas parecem se adaptar e resolver rapidamente esses problemas.

O principal problema pode ser a disponibilidade de plataformas online. A plataforma deve oferecer a melhor experiência possível ao usuário, caso contrário, pode não sobreviver em um cenário cada vez mais competitivo. É claro que as empresas precisam garantir que seus sites não sejam apenas bons, mas fornecer aos usuários a melhor experiência. Ele inclui não apenas uma interface amigável, mas também a disponibilidade desses sites. Deve ser fácil encontrá-los através dos mecanismos de pesquisa e eles devem ser capazes de lidar com o aumento do fluxo de clientes.

 

 

Alterações no tráfego de comércio eletrônico

Vamos ver quais produtos estão vendo um aumento no tráfego nessas condições? Bem, como você pode adivinhar, as consultas sobre educação em casa e equipamentos escolares têm um grande aumento na demanda. Isso é uma boa notícia para quem trabalha nessa área, já que a demanda nesse campo já é fortemente baseada na estação e é hora de se beneficiar com essa tendência.

A próxima coisa na lista é entretenimento e jogos caseiros. Essas áreas parecem ter despertado muito interesse nas últimas semanas. Consultas como “netflix”, “xbox” ou “playstation” tiveram picos no interesse da pesquisa.

As consultas sobre equipamentos de jardinagem também dispararam. Embora esse tipo de consulta geralmente tenha um aumento de interesse em algum lugar por volta de abril, a demanda está crescendo, com mais pessoas esperando encontrar um novo hobby para a jardinagem.

Os locais de artesanato e artesanato também viram um grande aumento de interesse nesse período, com muitas pessoas ficando em casa e tendo filhos para entreter. Notícias muito boas para quem vende suprimentos de artesanato.

Se observarmos quais consultas tiveram um declínio de interesse, poderemos ver hotéis, companhias aéreas e tudo relacionado ao turismo. Não é de surpreender: todos são obrigados a ficar em casa, então por que se incomodar? A esfera do turismo como um todo verá um enorme sucesso nos próximos meses, e isso não é bom para quem trabalha nessa área.

Também podemos ver que os varejistas de moda perderam muitos visitantes. Bem, por que você compraria roupas novas se não pode sair? Não apenas as pequenas marcas tiveram um grande declínio no interesse, mas também as grandes marcas de comércio eletrônico, como a ASOS, sofrem com a crise do Covid-19.

É seguro dizer que sites e setores diferentes terão efeitos diferentes das mudanças no comportamento do consumidor. O comportamento do consumidor está definitivamente mudando on-line e, às vezes, de maneira bastante acentuada.

 

 

Como se adaptar a essas mudanças?

O comportamento do consumidor muda e resulta em mais e mais pessoas comprando on-line, assim o mercado também muda e se torna cada vez mais competitivo, pois as empresas tentam capitalizar essa tendência. Se o site não estiver na primeira página da consulta de pesquisa ou se a interface for muito ruim ou se o desempenho não estiver em um nível suficientemente alto, sua empresa não poderá competir.

Empresas de alto perfil com forte oferta de comércio eletrônico já estão passando por essa mudança. A Nike, por exemplo, conseguiu aumentar suas vendas digitais em 30%. Isso porque seus sites e aplicativos já estavam fortemente integrados à vida de seus clientes e estavam prontos para fazer essa mudança.

O que é melhor fazer na situação de hoje? Em vez de interromper as atividades de marketing, é melhor continuar investindo ou investindo mais nessas atividades, como Otimização para mecanismos de busca (SEO), Otimização da taxa de conversão (CRO) e assim por diante. Cada empresa é diferente, mas o investimento nessas atividades pode ajudar as empresas a sobreviver e prosperar no cenário de comércio eletrônico em mudança.

As empresas devem investir na manutenção da visibilidade orgânica, ou seja, tentando permanecer acessível através dos mecanismos de busca. As pessoas sempre estarão procurando coisas, agora mais do que nunca, e as empresas que trabalham on-line estão em melhor posição no momento para continuar fazendo negócios nesse período difícil.

Permanecer no campo da mídia social também é um bom conselho. Bem, as empresas já devem estar presentes lá e serem úteis para seus clientes, mas agora isso é necessário mais do que nunca. Você deve estar presente tarde da noite e de manhã cedo, porque as pessoas podem precisar dos seus serviços a qualquer momento. Seja útil, seja objetivo e claro. Embora as pessoas estejam se isolando, nas próximas semanas, as empresas terão a oportunidade de se tornarem mais sociais.

Em conclusão

Enquanto o mundo está tentando se remodelar durante a pandemia de Coronavírus, o comportamento do consumidor é forçado a mudar e muitos clientes ficam on-line. Por esse motivo, empresas e negócios devem garantir que estão prontos para essas mudanças: devem garantir que sua marca esteja pronta para fazer negócios online.

Nesse período difícil, ainda existem muitas oportunidades, basta uma mentalidade diferente e uma atitude positiva.

Sobre o OpenCart

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Fundado em 2012, o OpenCart cresceu de poucos usuários e poucos mercados para mais de 900.000 sites que são seus clientes em 138 países. Os negócios da Opencart contribuíram com mais de US $ 1 bilhão em atividades econômicas em todo o mundo. Ele oferece uma ampla variedade de plugins, a edição mais recente da versão gratuita oferece mais de 13.000 plugins, o que ajuda empreendedores e desenvolvedores da Web a personalizar seu site para atender às necessidades de seus negócios e às necessidades de seus clientes.

Clientes do  SSPlus tem um integrador que potencializa ainda mais esses recursos, pois todo trabalho de cadastro de produtos, categorias e imagens é realizado de forma automática através de uma API que a empresa desenvolveu, além de ser notificado de todos os novos pedidos diretamente no ERP, tornando o faturamento simples e sem margem de erros, se você esta sentindo essa necessidade em seu comercio, encontrou a oportunidade certa para começar ou alavancar a sua loja online.

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