SUPORTE TÉCNICO

Atendimento de Suporte de Segunda – Sexta das 8:00 – 12:30 | 13:30 – 18:30.

União da Vitória – PR:  (42)3523 2801
Canoinhas – SC:  (47)3624 1064

e-Mail: atendimento@autmaster.com.br

Blog

Saiba como reduzir custos de forma inteligente na sua oficina mecânica

Em um momento em que a economia brasileira respira com a ajuda de aparelhos, é comum encontrar empresas preocupadas com as finanças e que, por isso, começam a desenhar inúmeras estratégias para economizar durante suas operações.

As oficinas mecânicas também podem sofrer com esse momento de atribulação econômica e é importante ter em mente algumas formas de reduzir os custos de forma inteligente, ou seja, sem criar obstáculos para o crescimento do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como reduzir custos de modo estratégico. Então, continue lendo!

AFINAL, COMO REDUZIR CUSTOS EM SUA OFICINA MECÂNICA?

Talvez essa tarefa a princípio pareça bem simples. Contudo, praticar a diminuição de custos na sua oficina pode requerer algumas estratégias eficientes.

O que pode parecer óbvio para uma pessoa preparada, não é para alguém que não possua conhecimento técnico ou de gestão. Dado isso, a fim de você não cometer erros que vão prejudicá-lo no seu negócio, é preciso aplicar métodos que sejam totalmente eficazes.

Dessa forma, veja algumas práticas que todo dono de oficina mecânica deve adotar para reduzir custos e alavancar o seu negócio:

1. ANALISE AS FINANÇAS

O primeiro passo deve ser um diagnóstico completo dos gastos que a oficina tem com infraestrutura, fornecedores e funcionários. Junto a isso, o administrador deve analisar o fluxo do caixa e a média de faturamento da empresa.

Com todos esses dados em mãos, é possível começar a destrinchar as despesas em busca de pequenos custos que podem ser reavaliados. Sem esse exercício do diagnóstico é impossível realizar uma redução estratégica, afinal, é preciso pensar muito bem antes de sair cortando gastos aqui e ali.

2. TENHA UM BOM CONTROLE SOBRE O ESTOQUE

A administração de estoque é um setor da oficina que merece total atenção. Tanto o excesso quanto a falta de materiais no estoque afetam diretamente na diminuição de custos.

Caso você não contar com uma mercadoria em estoque, pode perder vendas ou ter que pagar mais caro para complementar a demanda rapidamente. Porém, peças encalhadas no estoque é dinheiro parado na oficina, que poderia ser empenhado em atividades que podem proporcionar um retorno para seu negócio.

É fundamental ter equilíbrio e barganhar com fornecedores pedidos menores e mais entregas, ampliando o giro do estoque. Então, realize uma análise profunda do seu fluxo, especifique o seu estoque e crie um planejamento coerente para a reposição de cada peça.

Lembre-se que o custo de estoque não é somente o capital investido, mas também a manutenção, movimentação e risco.

3. CONVERSE COM FORNECEDORES

Assim como na oficina, os fornecedores de equipamentos, produtos e serviços também estão em um momento economicamente delicados, e isso significa que eles estão mais abertos para negociar — afinal, é melhor conceder um desconto do que perder o cliente.

Reúna-se com os fornecedores da sua oficina e tente reavaliar contratos e valores. Lembre-se de que em rodadas de negociação é muito importante ser paciente e manter o diálogo, até que seja possível entrar em um acordo vantajoso para ambos os lados.

Se mesmo diante de negociações os valores continuam altos, talvez seja a hora de buscar novos parceiros de negócio. Cote valores de diversos fornecedores e negocie até que seja possível encontrar um que se encaixe ao seu orçamento (mas lembre-se de que preços muito abaixo do mercado podem ser um indício de serviços de qualidade inferior).

4. OTIMIZE OS PROCESSOS

Como um ótimo gestor, você precisa ficar atento a tudo o que acontece na oficina e perceber quando alguns processos não estão indo bem.

Por exemplo: quando você possui somente um eletricista na oficina e a demanda por esse tipo de manutenção está alta, isso pode gerar uma fila enorme de espera, o que causa transtorno e impaciência dos clientes.

Assim, a fim de diminuir esses problemas, é necessário estudar o fluxo dos processos e as demandas. Nessa análise, você deve identificar o item que pode travar os demais processos se não for realizado. Por fim, deve tomar uma atitude para diminuir esse processo.

Um caminho é contar com colaboradores que coordenem várias especialidades e possam proporcionar suporte quando algum setor estiver abarrotado. Saiba escolher e distribuir o corpo de funcionários corretamente e com responsabilidade. Desse modo, é possível evitar gargalos e circunstâncias que possam atrapalhar a boa rotina da oficina mecânica.

Com processos aprimorados, evitará profissionais ociosos e atrasos na entrega, o que diminuirá o seu custo com mão de obra e horas extras.

5. AUTOMATIZE A GESTÃO DE CUSTOS

Existem diversos softwares de gestão que são capazes de organizar e integrar os dados gerados pelas suas operações, deixando os relatórios financeiros e os balanços bem mais simples e precisos.

Investir nesse tipo de solução tecnológica pode parecer um gasto dispensável, porém, a revolução que esses programas fazem na gestão do seu negócio resultam em um controle estratégico das informações, e isso é fundamental para traçar os planos de redução de gastos.

6. ESTIPULE METAS PARA REDUZIR CUSTOS

Nem sempre é possível cortar gastos do dia para noite. Em alguns casos, é necessário um tempo até que esta redução seja sentida nas finanças da empresa. Diante dessa realidade, é importante traçar metas de redução de custos para que estas sejam seguidas pelos gestores e funcionários.

Esse plano de redução gradual faz com que as equipes tenham um tempo para se adaptar, evitando o desconforto que um corte abrupto de gastos pode trazer para o ambiente de trabalho.

Uma dica fundamental é o empreendedor começar a eliminar o desperdício. Energia elétrica, água, gás, são exemplos de itens pelos quais já temos (ou deveríamos observar) o hábito de evitar o desperdício. No tocante à oficina, podemos exemplificar com materiais de limpeza, escritório, manutenção, entre outros.

No entanto, o desperdício desses objetos só pode ser evitado com a compreensão por parte de todos. É preciso que os funcionários estejam engajados para isso — se necessário, todos devem passar por treinamentos próprios para obterem tais hábitos.

Portando-se dessa forma, você não só conseguirá apenas uma maior economia no final do mês, como também assegurará um local mais saudável entre todos os funcionários da oficina mecânica. Além disso, despertará ótimos costumes que serão aplicados em casa e no convívio pessoal.

Essas são algumas dicas que o administrador de uma oficina mecânica pode colocar em prática para reduzir custos de maneira inteligente. Se você lembrou de mais alguma ou quer compartilhar sua experiência com redução de gastos, deixe seu comentário!

No Comments
Post a comment